SERRA, PRAIA E INTERIOR JUNTOS
A costa basca francesa é este território na ponta do sudoeste da França e no norte do País Basco espanhol. De qualquer forma, não importa o que a bússola indique, é principalmente "O lugar para estar"…
Com uma distância inferior a 40 km ao longo do Oceano Atlântico entre o departamento de Landes e a fronteira espanhola, a costa basca é um tesouro de diversidade, curiosidade e beleza para descobrir.

A diversidade de paisagens
O homem sempre teve o desejo de domar os elementos. A baía de Saint-jean-de-Luz - Ciboure é um bom exemplo com os seus diques que protegem a cidade e o porto das tempestades de inverno. Esta baía oferece uma bela e ampla praia protegida das ondas, ideal para crianças. O mesmo se aplica à praia de Socoa, em Ciboure, protegida pelo Forte e pelo seu paredão.
Para os fãs de areia fina, as praias de Anglet, Biarritz, Bidart e Hendaye são ideais. Lá, o mar pode expressar livremente as suas mudanças de humor, ora calmas e pacíficas, ora turbulentas e imprevisíveis, para deleite dos amantes das emoções fortes ou do relaxamento ensolarado.
Para os amantes da geologia e todos os demais, é possível observar falésias flysch entre as diferentes praias, únicas no mundo. Uma história sombria de placas tectônicas, polaridade, terremotos e erosão, desde o início dos tempos, que dá uma aparência "dobrada" à rocha.
Em Saint-Jean-de-Luz, ao longo da falésia que domina o oceano, encontra-se o local apropriadamente denominado "a pilha de placas": nome tirado do bom senso popular que resume bem o fenômeno. A estrada Corniche que vai de Urrugne a Hendaye oferece um magnífico panorama deste fenômeno.
A diversidade de cidades e aldeias
As duas cidades mais importantes da costa são Biarritz e Saint-Jean-de-Luz. O seu ponto comum – desculpem-nos –: a monarquia. Biarritz a imperial porque foi influenciada pelas férias da Imperatriz Eugénie de Montijo e do seu marido o Imperador Napoleão III que contribuiu para o desenvolvimento e enriquecimento da cidade e de Saint-Jean-de-Luz a real que viu a corte de Versalhes invadir o cidade para o casamento de Luís XIV com a infanta espanhola Maria Theresa.
Dois grandes acontecimentos em épocas distintas que influenciaram fortemente a história e a arquitetura destas cidades.
A costa inclui também algumas aldeias decididamente voltadas para o mar, como Bidart e Guéthary, hotspots mundiais de surf, ou Ciboure, que manteve a alma da sua vila piscatória ancorada no corpo.
A diversidade das atividades esportivas
Só em termos de atividades náuticas, a gama é enorme.
Claro que existem inúmeras escolas de surf ao longo da costa e para todos os níveis, mas também introduções ao paddle boarding, hidrofoiling e todos os esportes de prancha, sem esquecer a vela e o mergulho.
Em terra firme, os cinco campos de golfe de Anglet, Arcangues, Biarritz, Ciboure e Saint-Jean-de Luz oferecem-lhe a possibilidade de melhorar o seu swing.
Aqui as montanhas têm os pés na água e são berço de uma infinidade de caminhadas marcadas, algumas com vista para o mar.
E porque não uma introdução à pelota basca para descobrir um novo desporto!
