O "Jardim da França"

16/10/2024

O patrimônio mundial do Vale do Loire: O Vale do Loire, de Sully-sur-Loire (45) a Chalonnes-sur-Loire (49), está incluído na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO desde 30 de novembro de 2000.

Este reconhecimento internacional reconhece uma paisagem cultural excepcional ao longo de um rio. O Vale do Loire é testemunho das interações entre o homem e o meio ambiente, ao longo de dois mil anos de história. É notável pela qualidade do seu patrimônio arquitetônico, pelas suas cidades históricas e pelos seus castelos mundialmente famosos. Esta paisagem também ilustra a influência dos ideais da Renascença e do Iluminismo no pensamento e na criação da Europa Ocidental.

O Vale do Loire é uma paisagem cultural moldada por séculos de interação entre o rio, as terras que irriga e as populações que nele se estabeleceram ao longo da história.

O Loire foi um importante eixo de comunicação e comércio desde o período galo-romano até o século XIX, promovendo assim o desenvolvimento econômico do vale e das suas cidades. Provam-no as numerosas obras destinadas a canalizar o rio para a navegação e a proteger as pessoas e os territórios contra as inundações, como os numerosos portos ou os diques, por vezes em alvenaria, que correm ao longo do rio.

O Loire moldou tanto as paisagens rurais, na organização do solo e nos tipos de cultivo (horticultura comercial, vinha) como as paisagens urbanas. Os assentamentos humanos, as explorações agrícolas isoladas, as vilas e as cidades refletem tanto as características físicas das diferentes partes do rio como a sua evolução histórica. A arquitetura em tufo e ardósia, as habitações trogloditas, o tecido urbano são testemunho disso.

A história política e social da França e da Europa Ocidental na Idade Média, bem como no Renascimento, quando o Vale do Loire era o lugar do poder real, é ilustrada pelos edifícios e castelos que tornaram famosos: primeiro, abadias beneditinas, fortalezas medievais e depois transformadas durante o Renascimento em residências de lazer, equipadas com jardins e abertas para a paisagem. Nos séculos XV e XVI, o Vale do Loire constituiu uma importante área cultural de encontros e influências entre o Mediterrâneo italiano, França e Flandres, e participou no desenvolvimento da arte do jardim e no surgimento do interesse pela paisagem.